6 anos ago · Lia Kaari · 8 comments
Terapia Sistêmica
A Terapia sistêmica volta seu olhar para o indivíduo e os relacionamentos que o cercam. Enxerga cada indivíduo como um sistema que está inserido em vários outros como: família, amigos, trabalho, escola, social, comunidade que se envolvem mutuamente e formam um sistema em relação.
Nesse sentido um sistema é formado por um ou mais elementos ligados entre si de tal maneira que a mudança de um integrante dentro do contexto familiar vai ser seguida por uma mudança no sistema, podendo chegar a conhecer aspectos fundamentais da dinâmica das relações interpessoais sistêmicas, possibilitando diferentes conexões, diálogos, aplicabilidade e funcionalidade do manejo clínico desses membros do sistema.
A Abordagem sistêmica surgiu na década de 1950 fortemente relacionada com a Terapia Familiar. Os Terapeutas familiares sistêmicos consideram a família como um sistema com vários subsistemas (conjugal, paterno/materno, filial, fraterno entre outros), os quais funcionam com base nas características do sistema familiar (fronteiras, hierarquias, regras, modos de comunicação, etc).
Nessa abordagem o atendimento pode ser realizado de forma individual, casal ou família. O atendimento individual visa escutar e acolher o sofrimento psíquico do sujeito com o intuito de levá-lo a refletir sobre suas questões individuais, familiares e como esses padrões de comportamento tem interferido em sua vida.
A Terapia de casal visa compreender e auxiliar as dificuldades específicas que o casal está vivendo em termos de interação do casal com os sistemas. Identifica os pontos de conflito e quais mudanças desejáveis buscam e assim permitir o fortalecimento da relação para que possam sair da crise com o mínimo de desgaste possível. A Terapia de casal também acolhe o processo de separação ou divórcio.
O atendimento familiar traz o olhar sobre o funcionamento do sistema possibilitando uma maior compreensão na comunicação entre os membros da família e facilitar a busca de novos caminhos colocando em evidência a competência da própria família e ativando a participação dos membros na resolução dos seus problemas.
Principais benefícios da Terapia sistêmica
- Promoção do autoconhecimento
- Melhorar a comunicação e as relações interpessoais
- Compreensão do funcionamento familiar favorecendo maior clareza diante das situações apresentadas
- Compreensão de que os comportamentos são estabelecidos por padrões
- Compreensão da importância do entendimento, respeito e diálogo entre os envolvidos
- Fortalecer a tomada de decisão
Outras Terapias utilizadas em nosso consultório
Brainspotting
PsicoTerapia Corporal em Biossíntese
PNL Programação Neurolinguística
Mindfulness
Tags: Abordagem sistêmica Categories: Psicóloga, Psicoterapia
8 Comments